A Respiração do Jaguar e da Águia

Este exercício chama-se a respiração do Jaguar e da Águia.É um dos mais simples e poderosos exercícios que conheço. Através da respiração entra-se em contato com duas poderosas energias a da Terra e a do céu. Dizem os xamãs humanos e não-humanos que se um xamã consegue harmonizar estes dois poderes dentro de si, já é um grande passo em direção ao supremo bailar cósmico.

Esteja descalço e em contato com a terra, pedra, grama ou qualquer piso natural. Prefira estar em um lugar ao céu aberto, à noite ou de dia, sob sol, estrelas ou chuva. Minha experiência mostrou que é bom ter uma ou mais árvores por perto, mas isso não é imprescindível.

Dobre muito levemente os joelhos, sem tensão, inspire profunda lenta e longamente pelo nariz, expanda o abdômen e depois o peito enquanto inspira visualize um grande Jaguar se aproximando olhando-o nos olhos, ao mesmo tempo visualize a energia da Terra, de luz vermelha (escolha um tom de vermelho que exista na natureza, o de uma flor, por exemplo) subir pela planta dos teus pés até o cume da tua cabeça (se você não tem experiência com visualizações, sentirá um pouco de dificuldade, mas só no início), segure neste momento a respiração, sem tencionar a garganta, permita que neste breve espaço de tempo, a energia da Terra-Jaguar preencha seu ser, corpo, mente, espírito,etc. Solte pelo nariz a respiração, tão lentamente quanto foi a inspiração. Ao mesmo tempo em que se expira, visualize uma grande Águia, planar descendentemente sobre tua cabeça, e visualize-a, a Águia, trazendo a energia do céu, Sol, estrelas, etc. em suas imensas asas, ao mesmo tempo que, ainda durante a expiração, esta energia de cor azul escuro, a cor do céu logo após o por do sol, penetra no topo de sua cabeça e desça até a planta dos pés, novamente e da mesma maneira, segure a respiração por algums momentos, enquanto permite à energia do céu tomar conta do seu ser e se misturar com a da Terra, visualize também, a Águia e o Jaguar se olhando, pacificamente. As energias da Terra-Jaguar e da Águia-Céu, devem mesclar-se dentro de você!!!

Faça tudo de novo, agora começando a inspirar a energia do céu (Águia), e ao expirar permitindo que entre a energia da terra (Jaguar), e vá desta maneira, trocando várias vezes. É muito mais difícil escreve-lo, do que faze-lo.

Este é um ritual muito profundo, mas que precisa de constância, o ideal é uma vez por dia, mas cada um sabe de suas possibilidades. Não reclame que não tem um espaço natural perto de sua casa, prédio, etc. Resolva seus problemas, mude-se, ou procure gramados, campos de futebol, terrenos vazios, praias, ou qualquer coisa que o valha.

Lembre-se sempre de agradecer à natureza, ao Jaguar e a Águia pela força que estão lhe dando.

Que a Natureza lhe seja pura.

Exercício enviado por André Panizzi “Gavião Real” (Membro-fundador do Clã Lobos do Cerrado).

Voltar
Creative Commons License xamanismo.com - Caminho Xamânico - Esta obra é licenciada por uma licença:
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.