A Vida é um presente

Napaykuna!
A vida apresenta dois semblantes e um não é menos real que o outro. Se tudo fosse igual o tempo todo, não haveria variedade, nem entusiasmo, nem tampouco equilíbrio. Não haveria nenhum preto para compensar o branco, nenhum pôr-do-sol para terminar o dia que começou com o nascer do sol, nem tampouco nenhum calor para afastar o frio. Mas aquilo que dá equilíbrio à sua viagem ao longo desta vida, também traz dificuldade. No final sempre vem um presente que não vemos.
A vida não é só tristeza. Entretanto, sem tristeza nós não almejamos a alegria, não nos esforçaríamos para encontrá-la, nem iríamos valorizá-la quando a alcançássemos. Também é verdade que nem a tristeza nem a alegria estão conosco o tempo todo. e a frequência com que cada uma delas faz parte de nossa viagem nem sempre está sob nosso controle. Todos querem mais a alegria do que a tristeza e é muito raro encontrar alguém que queira alguma tristeza. 
Em parte reconhecemos a realidade da tristeza, e em parte a rejeitamos. A realidade do sol que brilha hoje não elimina a realidade dos dias de céu nublado e de chuva de amanhã.
Apesar de uma realidade poder obscurecer a outra, não se pode eliminar qualquer uma das duas. Talvez no final, a perspectiva que conseguimos adquirir é que uma realidade define a outra.
Sem perder qual seria o valor de ganhar?
Sem ter caído, como é que saberíamos quando ficar de pé?
Sem termos sentido fome, como aprenderíamos a apreciar a abundância?
Sem o mal, como conseguiríamos medir o bem?
Sem a finitude da morte, como podemos apreciar a vida?
Experiências difíceis, quer estejam relacionadas as tristezas, perdas, fome, pobreza, doença, ou à morte, raramente acontecem porque você as tenha convidado para sua vida. Mas quando a vida de fato coloca adversidades em seu caminho, ela sempre oferece uma oportunidade para aprender a ser forte. Esse é o presente que passou desabercebido para a maioria de nós.
Não é fácil pensar nesse tempo de tristeza como um presente. Mas nós podemos fazer com que isso aconteça vivendo um momento de cada vez. um dia de cada vez. No final desses momentos e desse dias, estaremos mais fortes. Este é o nosso presente.
Munay…

Voltar

Os comentários estão encerrados.

Creative Commons License xamanismo.com - Caminho Xamânico - Esta obra é licenciada por uma licença:
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.