Temascal

A Cerimônia do Temascal, Temazkatl, utiliza todos os poderes elementais que há no universo: a terra e as coisas que crescem nela; a água, o ar e o fogo. O Temascal é a origem da criação, o coração onde ocorre a alquimia, a magia, a combinação das forças dos quatro elementos: o sol, o vento, a terra e a água; é a matriz geradora da vida, é o ventre da nossa mãe que nos deu a vida, é o ventre de nossa Mãe Terra onde se gera uma nova vida. Temazkaltozi (mulher), é a nossa primeira avó recebendo o Ometeotl (homem), recebendo a energia fecundadora dual feminina e masculina para gerar dentro de seu ventre uma nova vida. É o ponto de cruzamento entre o conhecido e o desconhecido, onde mora o Intento, o Grande Espírito permanente e estável, a totalidade, a liberdade.

O Temascal Guerreiro (que pratica a guerra contra nos mesmos, não contra os outros), é o que praticamos em nossa linhagem, é redondo como “el Tezitl” (umbigo do fogo) ao centro. Todos entramos por uma abertura muito pequena e baixa (nos obrigando a entrar de “gatinhas”) localizada ao leste (por onde vem o Sol); a entrada é nossa “vagina cósmica”. Chegamos junto com a luz ao ventre escuro e gerador da vida que se encontra sempre ao poente, a zihuatlampa, o lugar das mulheres. Ai entra na Temascal, um por um dos participantes inclinando a frente da terra intentando com a força de Ometeotl, reunindo novamente as forças masculina e feminina de nossos pais que nos deram a vida. Cada um dos participantes se senta em frente ao Tezitl, disposto a iniciar um novo processo de gestação. O Tezitl é onde se colocarão as pedras vermelhas vivas, aquecidas do lado de fora em frente ao Temascal.

Geralmente se esquentam 52 pedras (um ciclo no calendário Maya e Tolteca) e se realizam quatro rodadas com 13 pedras cada uma. Isto é, e não é importante; sem dúvida é um gancho para trabalhar a totalidade de nossa atenção; pois nos obriga a seguir com nossa atenção o caminho do sol pelas quatro direções do universo que é realizado em 52 anos (13 anos em cada direção) com respeito a uma estrela-guia que se encontra na costelação de tauros chamada Aldebaran, estrela que permite fechar o ciclo da rotação e movimento da terra, o movimento de Vênus e das estrelas polares do sul (o Cruzeiro do Sul). Em todo nosso aprendizado, nos viajamos junto e ao lado do Sol.

Ingressadas as primeiras treze pedras avermelhadas pelo fogo, o ancião, pede água e se fecha completamente o Temascal, que geralmente se realiza nas montanhas, no crepúsculo e em lugares onde se encontra uma grande concentração de energia.

Começamos saudando as quatro direções de poder; o ancião derrama a água previamente preparada com plantas medicinais sobre as pedras e começa o trabalho. É uma loucura. O fogo como elemento renovador, INRI (ignate nature renovate integrate, o fogo renova a natureza integramente) representa o poder catártico que dá vida a todas as coisas; simbolizando o centro do universo onde se gera a criação. Com sua força queimamos nosso ser vil, nossos medos, empunhamos lanças para lutar contra nós mesmos, com nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações; o fogo úmido não nos queima a pele, porém queima a nossa mente até seu limite.

Atacada nossa mente, muitos choram, gritam, assustam-se, alguns desmaiam na primeira vez que participa do Temascal; com o passar do tempo e às vezes desde a primeira oportunidade alcançam a visão, nosso primeiro encontro com nós mesmos, com o desconhecido e também com conhecido que estava esquecido e guardado em nosso ser, construindo bloqueios que são o pão de cada dia dos psiquiatras e terapeutas.

Esta é uma prática xamânica das mais antigas em todas as culturas pré-colombianas da América, Europa do norte e Rússia. Na América, a conquista obrigou a reduzir esta prática de cura, e em algumas regiões só era permitida para aquecer o corpo das mulheres após o parto.

Espero que eu possa ter dado uma idéia geral do que é a Cerimônia do Temascal, que não é a única de nossos povos ancestrais. Hoje em dia existem temascais comerciais usados pelas cadeias internacionais de Spas que obviamente omitem o rito e o simbolismo, sendo dedicados somente para relaxamento, esfoliação, para obter pele de criança, perda de peso, e para curar o stress; porém para nós o mágico é que é efetivo, pois atualmente nossa sociedade esqueceu o intento básico, que é obter a energia do fogo numa encruzilhada e protegidos dentro de um ventre.

Voltar
Creative Commons License xamanismo.com - Caminho Xamânico - Esta obra é licenciada por uma licença:
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.